Reutilizar

Olá, pessoal.

Alguém aí já parou para pensar na quantidade de lixo e rejeitos que estamos deixando para trás? Muita gente sequer tem consciência disso. Outros dizem que a solução vai aparecer quando o problema for grande o suficiente. Outros ainda colocam a culpa nos governos, porque não têm um programa eficiente de reciclagem. O que todas essas pessoas têm em comum é a tendência de achar que tanto o erro como a solução é de outro.

Ok, materiais 100% recicláveis podem até ser a solução do futuro, mas hoje, isso não existe. Hoje, em nossas casas, não podemos, por exemplo, reciclar vidro. Tão pouco há uma instituição à mão que faça isso por nós. Mas, se não podemos reciclar o vidro, podemos dar a ele um outo destino, que não seja o da lata do lixo.

Olha o artesanato aí, gente!!

Uma historinha para ilustrar o assunto: uma vez, recebi uma bomboniere de vidro cheia de trufas de chocolate como presente de Natal. Após comer todas as trufas, fiquei com o vidro, bonito, transparente, mas inútil naquele momento. O que fazer? Jogar fora? Guardar no fundo do armário para uma improvável necessidade futura?

Tive uma ideia melhor: a pessoa que me deu esse presente faz aniversário em abril. Vocês já entenderam, né? Por que não dar um trato de decupagem naquela bomboniere e transformá-la em um presente de aniversário?

O resultado desta transformação está ilustrada na chamada deste post. Decupagem simples com guardanapo e efeito craquelê. Presente feito e vidro salvo do lixo.

Nesse caso, a função do pote foi preservada, mas muitos objetos podem ser reutilizados de outras formas. Só temos que usar a imaginação e ver, em objetos que seriam descartados, uma nova identidade. É a boa e velha atividade de transformar lixo em luxo. Os oceanos e a natureza agradecem”

É isso. Uma ótima semana a todos e até a próxima!

Veja também

2 Comentários

  1. Oi Fátima! Que legal, vc fez um Blog para expor seus trabalhos. Muito bom! Vá em frente. E essa ideia de reuso é fantástica. De estimular as pessoas a reaproveitarem o que seria descartado dando um uso nobre, muito legal! Eu curto arte, fotografia e flores, posto no Face, já pensei em fazer um blog mas não tenho tempo ainda, kkk, mas adorei vere o seu , está muito legal!

    1. Valeu, Márcia. Eu vejo suas fotos. Tem cada flor linda! Acho que merecia um álbum à parte. Já pensou em fazer um scrapbook das flores que você vê por aí?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *