Bom dia, pessoal.
Começo hoje um blog de artesanato. Quem diria! Mas, porque eu digo isso, se hoje em dia é tão comum ter um blog na Internet? Bom, para explicar, eu tenho que me apresentar.
Meu nome é Fatima. Nasci e moro no Rio de Janeiro, Brasil, e quem me conhece se pergunta como vim parar em um blog de artesanato? Minha formação acadêmica já é uma confusão: segundo grau técnico em eletrônica, ensino superior em letras (português/espanhol) e gosto literário eclético, mas com ênfase em ficção científica, romances históricos e fantasia. Ah, sim … pretensão de ainda fazer uma faculdade de história, matéria que adoro! Como eu disse, quem me conhece se pergunta o que estou fazendo em um blog de artesanato?
Para encurtar uma história comprida, eu estava estressada. Não é fácil viver em uma cidade grande, principalmente no Rio de Janeiro. Muita correria, violência, ansiedade, etc. E foi aí que o artesanato entrou na minha vida.
O artesanato não é algo pelo qual sempre fui apaixonada. Pelo contrário: odiava as aulas de artes quando criança e nunca dei importância a ele depois de adulta. Mas, nós realmente mudamos ao longo da vida e assim também nossos gostos e paixões. E, quando estamos prontos, se estamos atentos e receptivos, a oportunidade e o mestre realmente aparecem. Não sei como, mas, de repente, estava fazendo um curso de decupagem em uma loja de artesanato.
Depois de um tempo, essas aulas, porém, não eram mais o suficiente. Aconteciam uma ou duas vezes por mês (eu só podia fazê-las aos sábados) e isso se tornou muito pouco para mim. E foi aí que mais uma mestra apareceu, dessa vez na Internet. As aulas passaram a ser feitas sempre que eu podia.
Quando dei por mim, estava totalmente envolvida nesse mundo e pensando em um futuro onde o artesanato preenchesse boa parte do meu tempo. Para preparar esse caminho, resolvi criar uma marca, uma identidade para os produtos confeccionados por mim. Essa marca precisava de um nome com o qual eu me identificasse, mas qual?
Nomes são um resumo de uma história. Eles definem uma pessoa, um objeto, um lugar etc. Pensando nessa história e em meus diversos interesses, o nome que eu queria para minha marca surgiu quase que de forma explosiva: Caminhos do Artesanato;
Sua inspiração é literária; um poema do qual eu sempre gostei, mas com o qual, há dois ou três anos, quando comecei a praticar o artesanato, eu me identifiquei de vez. Era o que eu precisava naquele momento da vida: um novo caminho. Algo que me tirasse da rota de colisão com o estresse e me levasse a entrar em contato com novas pessoas e com ideias e objetivos diferentes. Mas, afinal, qual foi a inspiração do nome ?
Caminante, son tus huellas
El camino y nada más;
Caminante, no hay camino,
Se hace camino al andar.
Al andar se hace el camino
Y al volver la vista atrás
Se ve la senda que nunca
Se ha de volver a pisar.
Caminante no hay camino
Sino estelas en la mar.
Estes versos são de um poema de Antonio Machado, poeta espanhol que viveu entre 1875 e 1939. Esta, para mim, é a mais linda definição de um caminho. Ele pode até não existir, mas é criado a partir do momento em que é trilhado.
Há uns dois ou três anos, eu precisava seguir um novo caminho, e, por desejar e começar a andar, Caminhos do Artesanato se tornou real.
Esse foi o começo da marca. O blog é uma consequência natural. Espero compartilhar aqui história e experiências com vocês. Espero também inspirar às pessoas a trilharem novos caminhos e descobrir novas oportunidades de transformar suas vidas.
Senti a necessidade de fazer a atualização deste texto em Março de 2021, porque, por conta da pandemia de COVID-19, estou há um ano no máximo isolamento possível. Isso interferiu demais com a produção do meu artesanato e com os textos publicados no blog.
Como a produção caiu bastante, passei a publicar textos sobre outros temas. Para manter a mente saudável, é importante mantê-la ativa e, desta forma, literatura, filmes e comentários sobre temas gerais passaram a dividir espaço com o artesanato. Não sei quando esse isolamento irá acabar, mas, assim como o artesanato, nosso dia-a-dia precisa de muita criatividade. Precisamos explorar novos caminhos e novos interesses e, como não dizia Fernando Pessoa: Escrever é preciso!
Este blog, a princípio será semanal, então, uma ótima semana para vocês e até a próxima!