Ferramentas

Olá, pessoal.

Alguém pode perguntar: cadê as dicas de artesanato? Onde já se viu um blog de artesanato sem dicas?

Calma, gente! Eu sou iniciante e ainda não me acho capacitada para dar muitas dicas. Mas, até por ser iniciante e não ter muita habilidade manual, a grande dica que dou é investir em ferramentas! Sério …sou daquelas para quem cortar um papel é uma tarefa complicada! Reparem o círculo do meu logo. Foi paixão à primeira vista porque me identifiquei na hora! Por uma questão de precisão e segurança no corte, prefiro usar um estilete a ter que usar uma apavorante tesoura. Não deixo de tentar, porque a prática desenvolve a habilidade, mas, para linhas retas, o estilete é minha ferramenta preferida. E quando se fala em estilete, a régua é seu par perfeito. Aqui, mais uma dica … usem sempre uma régua metálica e uma base de corte. A régua metálica sobrevive às barbeiragens no manuseio do estilete, e a base de corte protege a mesa de trabalho. A base de corte pode ser encontrada em vários tamanhos. A minha atual é tamanho A3 e já é pequena para alguns trabalhos. É cara, mas dura anos quando bem cuidada.

E aí vem aquela pergunta: As pessoas não dizem que não é preciso muito investimento para fazer artesanato? Bom … teoricamente é verdade; não é preciso gastar muito para começar. Estou falando do meu caso em particular. Comecei apenas com uma tesoura, e alguns pincéis, mas não gostava do resultado. Eu me sinto mais segura usando ferramentas que compensem minha falta de jeito. Repetindo: toda ferramenta é um investimento, e uma boa ferramenta, se bem cuidada, pode durar anos.

Pincéis, stencil, tesouras, carimbos, etc. são ferramentas. Podem ser usados em várias peças e, por isso, não considero seus custos na hora de precificar o produto. Por outro lado, papel de decupagem, guardanapos, ferragens, tinta, cola, etc. são materiais de consumo e integram o custo da peça.

Por isso, a maior dica que posso dar para quem entra nesse mundo é: cerquem-se de boas ferramentas e cuidem muito bem delas. Stencil e carimbos devem ser limpos imediatamente após o uso. Rolinhos de tinta também. No começo, eu usava poucos rolinhos e os colocava em sacos plásticos para evitar o ressecamento da tinta enquanto eu trabalhava, mas isso não impediu que eu perdesse vários rolinhos. Rolinhos custam ao redor de R$2,00, mas jogar um fora a cada semana pesa. Descobri que era melhor ter uns dez rolinhos de tinta para trabalhar e lavá-los com uma escovinha assim que terminar de usá-los. Nunca mais perdi um rolinho, mesmo os que uso com cola.

Enfim, pessoal, ferramentas são um investimento que vale a pena fazer, e, cuidar desse investimento é muito importante para diluir seu custo ao longo do tempo.

É isso. Uma ótima semana a todos e até a próxima!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *