Solidão

Olá, pessoal.

Hoje, eu queria abordar algo que pode se tornar um ponto negativo do artesanato. Verdade, nem tudo são flores!

Por sua característica individual, o artesanato pode se tornar uma atividade solitária. Ele demanda tempo e concentração, fazendo com que pessoa não interaja muito em sociedade. Isso pode fazer com que ela se torne muito introspectiva. Não acho que o “introspectiva” seja ruim. O problema é o “muito”! O hábito de olhar para dentro de si, de “falar” com você mesmo e de refletir pode ser bastante salutar se mantido em equilíbrio com a interação social. Pode ocorrer, porém, de dedicarmos tanto esforço e tempo a essa atividade individual que o mundo ao redor como que deixa de existir. Isso significa não focar em problemas como violência, trânsito, política etc., mas também significa se afastar das pessoas.

Como em todas as situações da vida, é necessário buscar o caminho do meio. Não busquei o artesanato por ser uma atividade solitária, mas por ser uma atividade prazerosa que permite aliviar o estresse. Não quero sair de um extremo e cair no outro. Isso nunca é a solução dos problemas. Eu devo confessar que não sou uma pessoa muito “sociável”. Sempre prefiro grupos pequenos, lugares tranquilos, pouca agitação, etc. Tenho, sim, uma tendência à introspecção, mas não à solidão, no sentido que normalmente damos a essa palavra.

Por isso, é necessário ficar atenta. Adoro decupagem, adoro colorir, mas acredito que o relacionamento com as pessoas não pode nunca ser negligenciado. Amigos, conhecidos, colegas de trabalho e até contatos recentes e ainda desconhecidos são, fundamentalmente, pessoas. Eles têm características e gostos próprios. Se eu preciso fazer uma peça artesanal para atender seus pedidos, no mínimo, eu preciso conversar, saber seus gostos, etc. Enfim, a interação é importante para mim tanto enquanto pessoa como enquanto artesã.

Por todos esses motivos e para que o artesanato não se torne uma atividade solitária, ando pensando em transformá-lo em uma ferramenta social, um elemento de aproximação entre pessoas, mas a ideia está tão embrionária, que vou deixar para desenvolvê-la em uma próxima oportunidade. Só posso adiantar que, assim como várias outras atividades, acredito que o artesanato pode ser uma forma de recuperar a autoestima das pessoas, tornando-as produtivas e integrando-as na sociedade.

Uma ótima semana a todos.

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *