Bom dia, pessoal!
Depois de longos meses criando e viabilizando uma nova rotina doméstica por conta do coronavírus, estou feliz por ter conseguido reinserir o artesanato no meu dia a dia! Claro que as condições ainda não estão normalizadas, já que eu ainda não estou saindo para comprar material ou fazer entregas, mas voltar à prática é um primeiro passo que me deixou bem feliz.
As caixinhas da chamada não são novas. Elas eram forradas de tecido e já estavam bem sujas. Então, consegui utilizar o material que tenho em casa para reciclá-las. Gosto muito dessa atividade porque me dá a sensação de que estou contribuindo para diminuir a quantidade de lixo no mundo. Então, além de simbolizar a possibilidade de reciclar e reutilizar material, essas caixinhas marcam meu retorno ao artesanato, ainda dentro desta crise que não sabemos quando e como vai passar..
Hoje em dia, eu já não acredito que a maioria das pessoas pense em adquirir novas rotinas e novos hábitos. As praias e bares lotados, as festas e o comportamento das pessoas em promoções mostram que não haverá o chamado novo normal, pelo menos, não para a maioria.
Isso, para mim, apenas mostra que a sociedade humana não cultiva a empatia, que pode ser encontrada apenas em indivíduos ou em pequenos grupos. Acredito que muitos desses indivíduos, sim, viverão uma nova normalidade e que esta exigirá que medidas tomadas durante o confinamento transformem-se em rotina.
Não sei como o artesanato vai entrar nesse novo normal, do qual pretendo fazer parte: vender apenas pela Internet? Utilizar serviço de entrega terceirizado? Como fazer compra de material em lojas físicas? Como funcionarão as feiras de artesanato? São muitas perguntas a se fazer e muita logística a se construir, mas essas perguntas e essa logística são necessárias.
Enfim, ter voltado a praticar e a assistir a meus cursos pela Internet me deixaram muito feliz, mesmo sendo apenas o primeiro passo. Para mim, é claro que as coisas não podem ser como anttes, mas as coisas diferentes não necessariamente são piores. É confiando nisso que desejo a todos uma ótima semana!