Bom dia, pessoal.
O que nasceu como uma defesa contra a COVID-19 me fez pensar muito sobre a questão da higiene, principalmente no que se refere à higiene domiciliar.
Essa crise que nos atingiu e transformou nossas vidas é causada por uma doença respiratória que, como toda a doença desse gênero, afeta as pessoas em diferentes graus, de acordo com suas condições imunológicas, e causa mais estragos no inverno.
Minha visão de leiga é que uma doença respiratória vai fazer mais estragos em pessoas que não respiram de forma eficiente. Podemos ver o sistema respiratório como um encanamento com um filtro de entrada e outro de saída (sempre lembrando que eu não sou médica!). O filtro de entrada, também chamado de nariz, é responsável pela filtragem do ar que entra na inspiração. Portanto, quanto menos sujo e poluído este ar estiver, maior será a eficiência de filtragem do nariz. Daí vem a necsesidade de manter um ambiente limpo e arejado em casa, principalmente porque é aí que estamos quase todo o tempo, pelo menos os que estão conseguindo fazer o isolamento social.
Com isso em mente, tenho mantido a casa arejada e feito a limpeza diária do chão, o que tem realmente melhorado a qualidade de minha respiração. Claro que isso é bastante trabalhoso e requer tempo, mas podemos encontrar maneiras de facilitar a tarefa.
Se limpar a casa é trabalhoso, a primeira coisa que penso em fazer para facilitar a tarefa é evitar que a sujeira entre, ou pelo menos diminuir essa entrada. Os povos orientais cultivam o hábito de não entrar em casa com os sapatos utilizados na rua, evitando trazer sujeira, vírus e bactérias da rua para dentro de casa. Esse me parece um exelente hábito a ser cultivado, mas que precisa de certa estrutura, principalmente quando você pensa em visitas.
Eu estudei algumas medidas de higiene que estão sendo tomadas em consultórios e a que me pareceu de mais fácil adaptação em minha casa é o que se chama de propé: proteções que as visitas podem calçar sobre os sapatos que estiverem usando. Já pensando em adquirir este produto, nada melhor que usar o artesanato para fazer uma caixa onde deixar esse material próximo a porta de entrada. Nesse caso, usei o que chamamos de artesanato sustentável, e minha caixa é um pote de sorvete com a tapa de lenços umedecidos.
Essa é a primeira de uma série de medidas e ideias que acredito que serão necessárias no futuro. Ainda pretendo trabalhar algumas outras ideias e ir divulgando-as por aqui. Por isso o I do título.
Vou ficando por aqui, desejando que vocês tenham uma ótima semana.