Transformação

Olá, pessoal!

O artesanato não é apenas a arte de criar. É, também, a arte de transformar. Para mim, esse é um dos desafios mais prazerosos desta atividade: revitalizar uma peça que está quebrada, usada, suja, etc. Uma peça cujo destino seria o descarte e o lixo, aumentando ainda mais a poluição do nosso já tão poluído meio-ambiente. Renovar uma peça pode significar renovar todo o ambiente a seu redor. E, se for uma peça de valor sentimental, significa resgatar essa carga emocional. Eu divido essa atividade em duas categorias principais: reuso de objetos descartáveis e revitalização de objetos existentes, mas já deteriorados.

Um ótimo exemplo da primeira categoria são os objetos que chegam até nós já como produtos a serem descartados, como, por exemplo, as embalagens. Como, de forma geral, embalagens são feitas de papelão, uma técnica que gosto de utilizar nesse caso é o scrapdecor. Os exemplos abaixo são, originalmente, caixas de sapatos que foram trabalhadas com essa técnica.

Reutilizando objetos

A segunda categoria abrange objetos que temos em casa e que não estão mais em condição de uso. Muitas vezes, não temos coragem de jogar esses objetos fora, porque eles têm um valor sentimental para nós. Por isso, preferimos escondê-los em gavetas ou no fundo do armário. O problema é que, assim, nós os tiramos de nossa vista, e seu valor sentimental acaba sendo escondido também. A decupagem é uma ótima técnica de resgate deste tipo de objetos. Foi o que aconteceu nos casos ilustrados abaixo:

Recuperando objetos

As caixas acima foram salvas do lixo com decupagem de guardanapo e o uso de pintura com stencil. Essas e outras técnicas transformam o que, hoje, chamamos de lixo, mas que, amanhã, pode alegrar a vista e restaurar boas memórias.

Resumindo, o artesanato é a arte de criar, sim, mas, não necessariamente, do zero. Podemos criar ou recriar um objeto. Só depende de nossa imaginação.

Uma ótima semana a todos!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *