Bom dia pessoal!
Quando decidi fazer decupagem, optei por um curso presencial em uma loja de artesanato. Minha primeira aula foi uma peça simples, onde seria feito um trabalho de decupagem com guardanapo.
Escolhi uma caixinha de chá pequena, sem divisórias. A tampa tinha um recorte a laser, o que viria a apresentar um desafio. O professor da loja, entretanto, disse que, como eu havia gostado da peça, deveria ir em frente.
Peça e guardanapo escolhidos, comecei meu primeiro trabalho com guardanapo: lixei e passei base e tinta branca, já que essa é a cor preferencial de fundo quando se trabalha com guardanapos.
Antes de continuar, devo esclarecer como era realizada a aula. Éramos cerca de seis alunos que nos sentávamos ao redor de uma grande mesa de trabalho. O professor circulava por esta mesa, dando atenção a cada um dos alunos, os quais realizavam trabalhos diferentes.
Voltando à narrativa, pintada a caixa de branco, o professor me disse que passaríamos à etapa de colagem do guardanapo. O primeiro passo era, então, tirar duas das camadas do guardanapo para trabalhar apenas com a camada do desenho. Aí eu congelei e fiquei olhando para ele à espera da pegadinha.
– Como assim? Eu tenho apenas um guardanapo!
– Sim, mas toda folha de guardanapo é constituída por três folhas de papel sobrepostas. Duas dessas folhas são brancas e a outra tem o desenho.
Eu devia estar com uma cara muito estranha, porque ele riu, pegou meu guardanapo e separou suas três camadas. Era verdade! Havia três camadas de papel lá! Foi minha primeira crise de riso no mundo da decupagem,
Feito isso, ele me disse para passar cola de decupagem na caixa, de forma a fixar a camada do guardanapo que tinha o desenho escolhido. Enquanto eu passava a cola, ele foi dar atenção a outros alunos.
Quando terminei de passar cola, eu o chamei com a satisfação de ter alcançado o momento nobre da decupagem. O professor chegou, olhou por alguns momentos e travamos, mais ou menos, o seguinte diálogo:
– Você passou cola nos quatro lados da caixa?
– Sim. Não foi o que você disse para fazer?
– Era para passar cola em apenas um dos lados da caixa! Como vamos fazer para firmar a caixa e fixar o guardanapo?
– Como vou saber? Você disse para passar cola, então eu passei!
Esse fo meu primeiro momento de desespero no mundo da decupagem. Minha primeira peça com guardanapo e eu a havia estragado!
Bom, claro que o professor assumiu e deu um jeito na situação. O guardanapo ficou sem uma continuidade perfeita, mas acabei a aula com uma caixinha de chá que me acompanha até hoje! Cada vez que que olho para ela, lembro que sempre há algo novo para aprender e que as coisas óbvias só o são depois que você passa pela vivência da prática.
É isso, então. Uma ótima semana a todos!
2 Comentários
Fatima foi uma surpresa saber que vc fez o curso de decupagem trabalhei muito com isso ,mais tenho muitas ideias para colocar nesse site ,é possível?
Fiz alguns cursos de variedades, gostaria de repassar em quando estou aqui, para ajudar a quem hoje não tem nem pode trabalhar, para distrair ou quem sabe um dinheirinho extra,com coisas que as pessoas tem casa que é possível aproveitar.
Mais mesmo que esse não seja seu objetivo ,gostaria que vc pudesse explicar como posso fazer site parecido com esse seu mais com esse meu proposito .
bom dia desde já te agradeço bjs
Oi, d.Cecília ! Já faz uns anos que faço decupagem. Eu também adoro reutilizar materiais, transformando-os em objetos diferentes. Tem uma ou duas postagens depois dessa onde eu falo sobre isso. Vou adorar ouvir suas ideias. Beijos.