Bom dia, pessoal

Outro dia, vi uma matéria no jornal que me fez pensar em como as pessoas conseguem acreditar em qualquer coisa, e sem muito esforço, contando que atenda seus interesses e ideias pré-concebidas. A reportagem, que saiu no El País, me deu, a princípio, a impressão de que o incidente reportado era tremendamente bobo e não merecia sequer ser comentado. Depois, porém, fiquei pensando na força das palavras e no poder do contexto.   

O fato ocorreu no parlamento espanhol e a controvérsia surgiu por um parlamentar ter chamado uma deputada de bruxa e ter citado as fogueiras de um passado não tão longínquo assim. Como disse, a princípio achei isso uma grande bobagem. Depois, porém, fiquei pensando no fato de a Espanha ter sido um dos palcos da caça às bruxas, um episódio histórico importante e doloroso.   

Mulheres acusadas de bruxaria podiam facilmente ir parar em uma fogueira e as provas cabais que as condenavam podiam ser, por exemplo, a existência de verrugas ou cicatrizes em seus corpos. Isso pode parecer ridículo para a sociedade civilizada de hoje, mas é o caso de perguntar: será mesmo?   

Infelizmente, a história mostra que não somos tão diferentes de nossos antepassados. Acreditamos ter uma camada de civilização por causa do desenvolvimento tecnológico e do acúmulo de conhecimento. Entretanto, tantas máquinas e saberes não nos fazem melhores do que aqueles que vibraram ao ver pessoas queimadas em uma fogueira. 

Se pararmos para pensar, qual a diferença entre uma pessoa que, por  um interesse qualquer, aponta o dedo para alguém e a acusa de bruxaria (desejando, claro, que essa pessoa seja condenada e punida por uma inquisição) e alguém que cria uma fake news acusando, por um interesse qualquer, alguém de alguma coisa de forma a destruir essa pessoa? Então, não nos enganemos. ao longo da história criamos uma camada de tecnologia e não de civilização. É algo para se pensar, não é?

Vou ficando por aqui e desejando a todos uma ótima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *