Bom dia, pessoal.

Em um exercício da aula de inglês, deparei-me com uma pergunta que não é simples nem fácil: “O que te traria mais sabedoria: viajar pelo mundo por dez anos ou ler dez mil livros?” 

Não é uma pergunta simples, porque oferece duas opções simplistas e que, por si só, não garantem a citada sabedoria. Viajar pelo mundo, na primeira opção, indica um deslocamento no espaço, no qual uma pessoa pode aprender muito através do contato com pessoas e culturas diferentes. Entretanto, essa mesma pessoas pode tirar milhares de fotos e não viver nenhuma experiência significativa.

Por outro lado, os livros permitem um deslocamento no tempo e nos dão acesso a pessoas realmente sábias que não estão mais vivas. A questão aqui é o tipo de livro que se lê. Essa pessoa poderia ler dez mil livros e, ainda assim, não extrair deles nenhum ensinamento aplicável a sua vida.

Para dar um exemplo, eu poderia fisicamente viajar à Grécia hoje e não teria a oportunidade de aprender diretamente com Platão ou ouvir os ensinamentos de Sócrates. Na verdade, viagens e livros podem proporcionar tipos diferentes de conhecimento e, conhecimento pouco tem a ver com sabedoria.

Acredito que a sabedoria é o resultado de um longo processo de reflexão sobre o conhecimento adquirido a partir das experiências vividas e das observações feitas tanto através de livros lidos como de viagens feitas.  Ninguém aprende a ser sábio, mas pode vir a tornar-se um. Confúcio é considerado um sábio e, ao que se sabe, ele não fazia viagens constantes e nem lia milhares de livros.

Tudo considerado, a pergunta não me parece razoável e a resposta teria que indicar que nenhuma das opções trará sabedoria, sendo apenas meios através dos quais é possível refletir e melhorar a si mesmo.  As duas opções da pergunta formam uma espécie de polarização e, na verdade, é bem possível que uma pessoa se torne mais sábia somente quando tentar ir além desse tipo de dualidade, integrando todos os conhecimentos e experiências em uma ética que a transforme em alguém melhor.   

Termino, então, desejando uma ótima semana a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *