Bom dia, pessoal.

No momento em que o Brasil ultrapassa a marca dos quinhentos mil mortos por COVID-19, temos dois tempos simultâneos: um tempo para o luto pelos que se foram e um tempo de preocupação pelos milhões que ficarão e que sofrerão algum tipo de dano psicológico ou terão distúrbios e fobias. A maioria das pessoas (espera-se) fará parte deste último grupo, mas terá perdido amigos, familiares, conhecidos etc. O autocuidado passa a ser uma atitude importante para manter nossa saúde não somente física, mas também mental. Precisamos estar consciente dos e atentos aos efeitos psicológicos causados pela pandemia.

Vejo muitas pessoas utilizando a alienação como ferramenta e entendo por alienação tanto o ato de não se informar de nada como o ato de fingir que nada está acontecendo e que tudo é exagero e paranoia. Festas e churrascos, lotados de pessoas confraternizando alegremente (com a ajuda do álcool, é claro) sem nenhuma preocupação com máscara ou distanciamento é, para mim, um tipo de alienação extremamente perigosa e que vai ficando cada vez mais comum. Qualquer que seja o tipo de alienação, não acho que essa seja a melhor resposta para a situação que vivemos.

Acredito em tentar equilibrar o acompanhamento das notícias com o autocuidado. Alimentar-se apenas de notícias ruins é péssimo e não traz ganhos no combate ao vírus. Nesse sentido, procuro limitar o tempo diário de acompanhamento de notícias, preenchendo o resto do dia com atividades que me façam bem: música, leitura, jardinagem, atividade física etc. Não vejo sentido em acompanhar as mesmas notícias várias vezes, não vejo benefício algum, para ninguém, em sofrer diversas vezes com mesma notícia.

Há uma frase, que acho que é atribuída a Salomão, que diz: “Para todas as coisas há uma estação, e um tempo certo para cada propósito debaixo dos céus”. Se esse é tempo de luto, também é tempo de autocuidado, um momento para preservarmos nosso equilíbrio, porque ainda temos grandes desafios à frente e não sei se haverá psicólogos suficientes para atender a todos.

Então, cuidem-se física e psicologicamente, e tenham todos uma ótima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *