Bom dia, pessoal!
Uma das atividades que surgiram na minha vida por conta da pandemia foi a jardinagem. Assim que começou o isolamento e eu passei a ficar em casa quase o tempo todo, percebi que a jardinagem me ajudaria a cuidar da qualidade do ar e, ao mesmo tempo, seria uma forma saudável de atividade.
Ao adquirir uma planta, me preocupo em colocá-la em ambiente adequado para ela e, para isso, pesquiso um pouco para saber se ela quer sol ou sombra, qual é o melhor tipo de rega etc. Há algumas semanas, adquiri duas Flores de Maio, já em flor apesar de ser março! Segundo artigos que li, essas plantas não querem luz solar direta e a terra não deve ficar encharcada. Apesar de todos os cuidados, é comum que, após a queda das flores, a planta perca folhas e, se for um caso grave, chegue até a morrer. É como se o florescer fosse um parto difícil que pudesse causar a exaustão e morte da mãe.
O fato é que as flores murcharam e algumas folhas realmente caíram. Fiquei bastante preocupada, porque as plantas haviam sido replantadas em novos vasos e eu não sabia se elas já estavam adaptadas ao novo lar. Então, passados alguns dias, as folhas pararam de cair e, semanas depois ao abrir a janela, tive a felicidade de ver que novos segmentos estavam nascendo nas folhas.
Pode parecer pouco para deixar alguém feliz, mas no meio de um cenário tão ruim como o que vivemos, mesmo as pequenas alegrias precisam ser muito valorizadas. Estamos cercados por tantas notícias ruins, que precisamos estar cada vez mais atentos às coisas boas que existem à nossa volta e que podem passar desapercebidas. São essa pequenas coisas que podem nos ajudar a perceber que ainda temos momentos felizes a viver e muito pelo que agradecer. Isso pode fazer com que o clima não fique tão pesado e nos ajuda a ter uma atitude mais otimista nestes dias.
Jardinagem não estava nos meus planos de aposentadoria, mas foi uma atividade que a pandemia me trouxe, e é algo que está me dando muitos bons momentos. Esta também é uma atividade mais que artesanal e, portanto, é mais um dos caminhos do artesanato que eu encontrei!
Tenham todos uma ótima semana!