Bom dia, pessoal.

Começamos um novo ano, mas será que este será um ano novo? Será ele diferente de 2020? Se for, essa diferença será para melhor ou para pior? Particularmente, começo este ano com grandes sonhos, mas sem grandes planos. Para planejar, é preciso ter uma ideia de onde se está e aonde se quer ir, e o fato é que este cenário está longe de ser claro.

Mesmo que a vacina chegue e seja eficaz, não acredito em um primeiro semestre diferente de 2020, até porque, para aplicar vacinas, você precisa ter seringas e agulhas suficientes. Por isso, meus planos para este ano ainda levarão em conta as medidas sanitárias adotadas até agora: distanciamento, máscara, álcool gel, ventilação natural etc. Diferente de planejar, sonhar não tem limites, então, vale sonhar com um ano que marque o fim da pandemia e a constatação que temos uma sociedade mais empática.

Várias de minhas atividades vão ficar no meio do caminho entre planejar e sonhar. Sonho com a volta do artesanato, mas planejo começar o ano com reciclagens simples, para uso próprio. Sonho em voltar a estudar, mas planejo selecionar algum curso de ensino à distância. Sonho com um projeto de jardinagem, mas planejo começar com o material que já tenho em casa. Então, sonho grande, mas planejo com, ao menos, um pé no chão.

O convívio com os amigos, as atividades externas, as viagens e outras coisas que tanto fizeram falta em 2020 começam o ano no campo dos sonhos, mas prontas e ansiosas para virarem realidade. O ano de 2021 começa com seu mês mais complicado. Janeiro mostrará os excessos cometidos nas festas de fim de ano. Mostrará se o ser humano aprendeu as lições do último ano e se poderemos, enfim, começar a agir como uma equipe onde todos remam no mesmo sentido.

Os fogos foram menos intensos, é verdade, mas as inúmeras aglomerações só mostrarão seus efeitos no meio do mês. Claro que é perfeitamente compreensível que as pessoas desejem fazer festas e comemorar o término de um ano tão complicado. O que não dá para entender muito bem é que as pessoas não entendam que essas festas provocarão a continuação do ano passado ao invés de marcar seu fim.

Então, 2021 será um ano para colher resultados do que foi plantado em 2020 e que esta colheita seja a melhor possível para cada um de nós. Um excelente 2021 para todos!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *