Bom dia, pessoal!

Eu considero Odisseia, de Homero, um dos meus clássicos favoritos. E aí alguém pode perguntar: como um livro escrito há tantos séculos pode continuar a ser o favorito de alguém? A resposta mais simples, provavelmente, é dada por Ítalo Calvino, no início de seu ensaio – Por que ler os clássicos. Ele diz que: “Os clássicos são aqueles livros dos quais , em geral, se ouve dizer ‘Estou relendo …’ e nunca ‘Estou lendo …’ “.

As questões existentes em um clássico e o ser humano que está ali são atuais, não importa quando o livro foi escrito. O Ulisses de Homero, considerando-se seus defeitos e qualidades, pode ser meu vizinho, pode ser um colega de trabalho, pode ser mesmo eu.

Outra característica de um clássico é que, apesar de as palavras escritas ali serem sempre as mesmas, cada vez que você o relê, você estará lendo um livro diferente. Ele não se repete porque o leitor mudou: tem outra idade, passou por experiências novas, reconheceu pontos fortes e fracos nas pessoas, ficou feliz e decepcionou-se com os outros e consigo mesmo. Tudo isso dá ao leitor uma nova percepção e o faz interpretar e perceber coisas na história que não foram notadas antes.

Então, Odisseia é, sim, um dos meus clássicos favoritos e eu o estou relendo em prosa, apesar de, originalmente, ele ter sido escrito como um poema épico, por volta do século VIII a.C. Homero narra o retorno de Ulisses para sua casa após o término da guerra de Troia. Ulisses é o nome latino de Odysseus e ele era o rei de Ítaca, onde havia deixado sua esposa, Penélope, e seu filho, Telêmaco.

Ulisses era tido como uma pessoa ardilosa, tendo sido dele a ideia do cavalo de Troia, que pôs fim à guerra que durou dez anos. Portanto, Ulisses está há dez anos afastado de casa quando, finalmente, tem a oportunidade de regressar a seu lar. O que ele não sabia, neste momento, é que o regresso, a Odisseia, levaria outros dez anos.

Então, de forma não necessariamente contínua, eu postarei aqui minhas interpretações atuais do livro nesta releitura. Claro que haverá dezenas de spoilers e, por isso também, estou fazendo esta introdução como um alerta àqueles que estão lendo o livro pela primeira vez.

Por enquanto, fico por aqui e desejo uma ótima semana a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *