Bom dia, pessoal!
Recentemente, conheci um aspecto da cultura japonesa que me pareceu bastante interessante. O Ma é um momento de pausa, um intervalo para a contemplação, um vazio intencional. O Ma não me parece ser passivo, mas um momento consciente e de atenção focada, um momento de respirar, de estar presente.
Em nossa sociedade, não costumamos dar valor às pausas. Pelo contrário, preenchemos todo e qualquer intervalo com atividades e, muitas vezes, executamos essas atividades mecanicamente, sem consciência ou atenção. Essa falta de pausa está deixando a vida tão acelerada e estressante que as pessoas estão ficando doentes tanto física como mentalmente.
Por aqui. acho que o Ma seria considerado um desperdício de tempo, o qual poderia estar sendo usado para um aumento de produção. Entretanto, fazer as coisas com rapidez não quer dizer fazê-las bem e devemos nos perguntar para que estamos correndo tanto? Será que o preço pago em qualidade de vida não está sendo alto demais?
Muitas vezes, um momento de intervalo ou de pausa faz toda a diferença. Na música, por exemplo, “tocar” a pausa é tão importante como tocar o acorde. É a união dos dois que forma a música. Os filmes mais recentes do cinema ocidental são outro bom exemplo de como estamos negligenciando a pausa e impedindo uma apreciação melhor da obra. O excesso de cenas de ação e de efeitos especiais muitas vezes impedem que a história seja bem contada e fazem com que os que a assistem não tenham tempo de pensar. Na verdade, eu acho que isso é muitas vezes intencional.
No artesanato, acho que o ato de valorizar as pausas pode ser aplicado ao respeito pelo tempo necessário para a realização correta de um processo. O tempo de secagem de uma demão de tinta é um bom exemplo. Inúmeras vezes, com pressa, eu acelerei o processo de secagem e o resultado não compensou, mostrando que, como diz aquele velho ditado, a pressa é inimiga da perfeição.
Acredito que não exista, atualmente, analogia melhor ao Ma que o presente ano de 2020. Podemos encará-lo como uma grande pausa para a reflexão sobre nossa vida e sobre nós mesmos. Vendo esse ano como um intervalo na vida, podemos aproveitar essa pausa para fazer mudanças que vão se refletir em nosso futuro.
Então, gostei muito de conhecer esse conceito e pretendo entendê-lo melhor e aplicá-lo em minha vida. Tenham todos uma ótima semana!