Bom dia, pessoal.
Antes de mais nada, devo dizer que não tenho formação na área médica e que todas as observações feitas aqui são produtos da observação da natureza. Isto posto, passo a comentar alguns tipos de solidão que estão sendo agravados pelo isolamento social ou são causas da interrupção deste mesmo isolamento.
Um tipo de solidão que encontramos por aí é aquela causada pela falta da presença alheia, quando a pessoa está impossibilitada de conviver com os outros. Como seres sociais que somos, o convívio, a troca de ideias, o compartilhamento de experiências, o comemorar juntos, o sofrer juntos, enfim, o estar juntos nos faz uma falta imensa. É a solidão que deriva das saudades de tudo e todos.
A solidão descrita acima piora muito se a pessoa não se basta, se ele não consegue conviver com ela mesma e precisa de companhia, não para compartilhar momentos, mas tão somente para não ficar a sós consigo. É o tipo de solidão que pode acontecer no meio de uma multidão, não somente no isolamento do lar.
Outras pessoas que não conseguem ficar só são os narcisistas e os egocêntricos. Os primeiros necessitam do outro para exibir-se, enquanto que os segundos necessitam do outro para serem servidos ou terem suas necessidades atendidas. Essas pessoas, me parece, são as candidatas mais prováveis para relaxar o isolamento e espalhar, mesmo que não intencionalmente, o vírus. Elas têm uma necessidade quase patológica de inserir-se em um grupo e de estar em contato físico com ele.
Para muitos, a tecnologia, através de transmissões ao vivo ou gravadas, alivia um pouco a necessidade física da presença de um público. Entretanto, essa tecnologia não está disponível e nem é satisfatória para todos.
Esses problemas, além das questões econômicas, podem ajudar a entender porque é tão difícil, em nível mundial, obter a colaboração das pessoas no combate ao corona vírus através do isolamento social. Se a humanidade houvesse conseguido fazer um isolamento máximo por um tempo mínimo, talvez, a situação não houvesse ficado tão ruim e o vírus poderia ter sido confinado e controlado. Claro que também há que se considerar a questão da falta de conhecimento a respeito deste vírus. Entretanto, acho que o pleno conhecimento a respeito dele não teria feito tanta diferença.
A COVID-19 apareceu justamente em uma época em que a sociedade criou um número enorme de egocêntricos e narcisistas através de uma economia consumista, da supervalorização da satisfação dos desejos, da deficiência da educação familiar, que, em muitos casos, não está preparando as pessoas para lidarem com a frustração etc. Tudo isso, sim, acho que pode ter feito toda a diferença na eficiência de combate ao vírus.
A humanidade vem demonstrando que não consegue trabalhar em conjunto e o corona vírus agradece e multiplica-se. Por tudo isso, acredito que apenas uma vacina eficaz poderá resolver esta situação. Mais do que nunca, precisamos confiar e depender da ciência, porque depender do ser humano já se mostrou impossível.
Tenham todos uma ótima semana.