Bom dia, pessoal.
É muito comum irmos a um restaurante e pedir o cardápio para escolher o que vamos comer. Escolhemos nosso prato segundo nossa vontade no momento, nosso gosto e nossa capacidade de pagar. A grande maioria das vezes não deixamos que um desconhecido escolha por nós. Este procedimento de escolha é quase automática e nem pensamos em alternativas.
Com a Internet, deveria acontecer o mesmo. O “cardápio” é variado e atende a todos os gostos. Então, seria lógico pensar que cada um pode escolher segundo o seu gosto. Até é possível experimentar algo novo para variar, mas a fidelidade, o transformar aquele ‘novo’ em ‘habitual’, continuaria a depender de nossa vontade.
Acontece que, de forma estranha, não é isso que acontece. Apesar de a Internet ter toda uma variedade de conteúdo, as pessoas tendem a seguir, não as suas vontades e gostos, mas as indicações e opiniões dos chamados ‘influenciadores’ da Internet. Sério, isso já é visto como uma profissão!
Essa forma de agir nos leva de volta à adolescência, quando, muitas vezes, a pessoa quer tanto fazer parte de um grupo, que assume os valores desse grupo como se fossem os seus. O processo de amadurecimento é justamente o processo de marcar sua individualidade e viver segundo os seus valores.
Voltando ao caso da Internet, parece que vivemos outra vez essa característica da adolescência. Abdicamos da liberdade e da responsabilidade da escolha e. tornamo-nos seguidores do gosto alheio na tentativa de integrar um grupo e de ser vistos como parte deste grupo, e não como um ser único.
Alguns vão dizer que é assim mesmo e que isso é normal. Afinal, as pessoas sempre são influenciadas pela opinião de alguém, pelo padrão de consumo de alguém, pelas campanhas publicitárias etc.. Provavelmente, esta é a mais pura verdade. A diferença, entretanto, é que a Internet, assim como o cardápio de um restaurante, apresenta escolhas e opções. É só você não seguir cegamente, mas buscar e analisar várias opções e escolher a que mais lhe agrada, a de que quer se alimentar. Deveria ser simples assim, mas não é, o que diz muito sobre nós.
Uma ótima semana a todos!