Bom dia, pessoal.

Uma das primeiras coisas que um artesão aprende é que não existem duas peças idênticas. Se um cliente diz que quer uma peça exatamente como a que está na foto, na Internet ou até como a que ele tem em mãos, você já explica que isso não é possível. Você pode tentar chegar o mais próximo possível, mas o trabalho artesanal gera peças únicas e essa é, talvez, sua característica mais importante.

Da mesma forma, o ser humano é único, por mais numerosa que seja a espécie. As pessoas têm entendimentos diferentes, têm gostos diferentes, fazem escolhas diferentes, comportam-se de maneiras diferente. Não importa se duas pessoas nasceram na mesma rua, têm a mesma cor de pele, frequentam a mesma escola, torcem pelo mesmo time etc. Elas serão diferentes entre si e diferentes de todos as outras pessoas.

Por essas razões, eu acho que querer que todos ajam de uma mesma forma, tenham os mesmos gostos e opiniões, sejam éticos, talentosos, honestos etc. é uma ilusão. Sempre haverá pessoas com todo tipo de características e o que cada um tem que decidir é sob que filtro quer ver e categorizar as pessoas e com base em que valores quer defini-las.

Por exemplo, se uma maioria, ou uma sociedade, decide que alguém deve ser mais respeitado quando tem salário ou renda altos, então essa maioria vai valorizar e admirar especuladores, políticos, jogadores de futebol (pelo menos uma pequena minoria) etc. e nunca um professor ou um médico de hospital público. Por outro lado, se essa mesma maioria decide que alguém deve ser mais respeitado quando faz uma real diferença na qualidade de vida das pessoas e quando é importante para o bem-estar da comunidade, aí a lista acima se inverte.

Em uma sociedade ética, os filtros aplicados terão a ética como fator mais importante. É por isso que acredito que temos que evoluir muito no Brasil para chegarmos a uma sociedade deste tipo. Por aqui, os fatores que mais importam na construção destes filtros parecem ser aqueles ditados pela “lei de Gerson” e isso diz muito sobre o que somos e explica porque, no meio de uma crise de saúde, existem desvios e roubos de material médico.

Infelizmente, essa é nossa realidade, mas, felizmente, cada um pode criar seu próprio filtro. É essa possibilidade que ainda me dá a esperança de que as coisas podem mudar.

É isso, então. Tenham todos uma ótima semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *