Bom dia, pessoal.

   Outro dia, estava pensando nesses dois tipos de comportamento; o racional e o instintivo. O instinto é um ato reflexo, comum a todos os animais, incluindo aí o ser humano. A razão, por sua vez é um ato de reflexão e vontade, ao que se sabe, restrito ao ser humano. O instinto é rápido, impensado. Por sua vez, a razão precisa de tempo e meditação.

   O coronavirus causador da COVID-19 é, por instinto, visto como um inimigo da humanidade e, portanto, ele mau e, sendo o vilão da história, deve ser combatido e dominado, de preferência até eliminado. Esse é, sem dúvida, o sentimento de todos nós.

   Entretanto, se deixamos o instinto de lado e usamos nosso lado racional, sabemos que, como sempre acontece na história, o vilão do ponto de vista de uns é o herói do ponto de vista de outros. Neste caso, pelas imagens gravadas por drones que mostram cenas atuais da natureza com a ausência de seres humanos, isolados em suas casas, o coronavirus parece ser o herói do planeta e de seu ecossistema. Por sua causa, o ar está menos poluído, as águas estão menos sujas e os rios estão mais limpos. O planeta, enfim, respira aliviado e se recupera dos danos causados pela humanidade.

   Acho que, por uma questão de sobrevivência, não há dúvida de que temos que controlar essa pandemia, mas isso não impede que aprendamos algumas lições. Por isso, não me agrada ver o vírus como um inimigo. Prefiro considerar essa doença como uma coisa a ser combatida, sim, mas também como uma lição a ser aprendida. Sei que não é realista, mas assim que surgir uma vacina ou assim que a quarentena ou isolamento for cancelado, gostaria de não ver milhões de pessoas indo às ruas e deixando toneladas de lixo espalhadas, desfazendo, em poucas horas, a limpeza provocada pelo isolamento social.

   De minha parte, ao passar essa crise (e espero que passe logo), eu vou tentar fortemente mudar meus hábitos, comportamentos e padrões de consumo. Não posso impor isso a ninguém, mas posso tentar ser mais consciente. Acho que, mais do que nunca, precisamos ser humildes e reconhecer o mau que estamos causando ao planeta. Nossa responsabilidade como seres humanos é não agir apenas através do instinto. É ver esse vírus não apenas como um inimigo a ser eliminado, mas também como um professor e aprender a principal lição desses dias: o planeta não precisa de nós e sim o contrário.

Então, tenham todos uma ótima semana e vamos pensar em cuidar melhor dessa nossa grande casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *