Bom dia, pessoal!

Estou morrendo de vontade de voltar a falar de artesanato, mas está difícil. Não se fala em outra coisa, a não ser no covid-19 que, se não é extremamente letal, tem impressionantes velocidade e facilidade de propagação.

A vacina para este vírus certamente virá, mas esse ano o mais importante é diminuir a velocidade de propagação para que os sistemas de saúde consigam atender as pessoas mais gravemente afetadas. Por isso, não acho que haja uma histeria quando se diz que é necessário afastar as pessoas umas das outras, além de cada um aumentar sua frequência de higienização.

De forma coletiva, a diminuição de aglomerações é uma atitude necessária e urgente. Muitos irão se sentir incomodados e até boicotarão as medidas. Isso não é nenhuma novidade, basta ver a Revolta da Vacina, ocorrida neste mesmo Rio de Janeiro em 1904.

Todas essas medidas causarão um impacto enorme na economia, mas o fato de que os governos de vários países estarem executando ações que prejudicarão suas economias só mostra a real gravidade da situação e a necessidade de essas medidas serem tomadas. Não vai ser fácil para ninguém e muitos sofrerão economicamente, ainda que não sejam contaminados pelo vírus.

Rezo para que este período de recolhimento voluntário (ainda não foi decretada uma quarentena por aqui) não se estenda por muito tempo, porque o brasileiro, por natureza, é um ser gregário e o isolamento pode afetar não apenas a economia, mas também o lado psicológico das pessoas.

No meu caso, vou trabalhar mais a escrita, a leitura, o artesanato e, quem diria, estar mais presente nas redes sociais. Essa, talvez, seja a única forma de manter contato com os amigos nesse período.

Enfim, na medida do possível, tenham todos uma ótima semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *