Bom dia, pessoal!

Há algum tempo, vi um post muito interessante no Facebook, que dizia algo como:

Lembra antigamente, quando achávamos que a estupidez humana era causada pela dificuldade de acesso à informação?
Pois é. Agora sabemos que estávamos errados!

A princípio, esse post pode parecer simplesmente engraçado, irônico ou exagerado, mas vamos parar um pouco para pensar.

Tomamos decisões e formamos opiniões a partir de uma combinação de razão e sentimentos. A razão precisa de informação e, hoje em dia, a temos em número grande e fácil até demais.

O problema, hoje, não é o acesso à informação e sim a verificação de sua veracidade e o diferenciação entre o essencial e o irrelevante. A pessoa que se contenta em acumular informação, mas não se dedica a analisá-la não ficou mais racional. Ela apenas ficou mais saturada.

Antigamente, um livro, um ensaio ou qualquer outro texto passava por um processo longo de revisão, análise e reescrita até atingir o público. Além disso, o processo era caro e exigia muito trabalho, pesquisa e dedicação do autor. Hoje, a tecnologia permite que esse processo seja muito mais rápido e barato, o que é ótimo. Entretanto, como tudo tem um lado negativo, não é necessário tanto empenho do autor ou do revisor. Sendo assim, o número de publicações “explodiu” e o número de textos independentes também.

Temos acesso a uma quantidade de informações inconcebível há trinta anos. Por que isso não nos tornou mais sábios? Porque não conseguimos absorver todas as informações e analisá-las, de forma a chegarmos a nossas próprias conclusões. Isso requer muito trabalho. É muito mais fácil e rápido absorver as conclusões de outros. Essa facilidade de acesso à informação gerou uma grande dificuldade de raciocínio próprio, por mais irônico que isso possa parecer.

Reparem que eu estou falando apenas de textos e publicações e não estou entrando no mérito de redes sociais, porque, aí, o problema complica de vez!

A solução é dificultar o acesso à informação? Claro que não! É muito bom saber que tirar uma dúvida é tão simples. A solução precisa partir da consciência e da responsabilidade de cada um, precisa passar pelo exercício de filtragem e verificação da informação. Portanto, convenhamos, a solução, nesses termos, é quase impossível.

Uma ótima semana para todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *