Bom dia, pessoal.

Assistindo ao noticiário na TV, vi uma matéria sobre a doação de livros em ônibus. Fiquei feliz com a iniciativa, mas não surpresa com a ideia. Eu tenho esse hábito há muitos anos, não em ônibus, mas em meu local de trabalho. Acho que doar livros é uma ideia que gera alegria tanto em quem doa como em quem recebe.

Acredito que a grande maioria, ou talvez a totalidade, de doadores de livros é composta por leitores. Neste caso, doar um livro permite que se abra espaço para novas aquisições. Também é uma atitude de respeito ao próprio livro doado. Se você acredita que não vai lê-lo outra vez, mantê-lo na estante até que apodreça é tirar do livro sua função de transmissor de conhecimento.

A relação de um leitor com o livro é forte, mas não deve incluir o sentimento de posse. O livro que não circula pode conter conhecimentos e experiências que não se espalham como poderiam. O amor ao livro deve reconhecer que ele é capaz, se você permitir, de alcançar outras pessoas.

Como disse, há muitos anos, na empresa em que trabalho, criamos uma prateleira de livros disponíveis para receber um novo dono. A única regra é: o livro que sai não volta. A pessoa que o levar deve seguir o exemplo e doá-lo.

Essa ideia deu muito certo e foi com imensa satisfação que, ao longo dos anos, fui tomando conhecimento de outras pessoas e instituições que adotaram a mesma prática, utilizando esta estratégia ou outra semelhante.

Eu sempre digo que não sei como me tornei uma leitora. Ler não era um hábito em casa, eu não ganhava livros de presente e não tinha dinheiro para comprá-los. Bibliotecas também eram uma raridade na área em que morava (ainda são) e não existia Internet ou arquivos pdf. Não sei como aconteceu, mas fico imensamente feliz e grata por ter acontecido. É por esses sentimentos que eu agradeço a cada livro por me ter feito companhia e faço questão que ele circule e alcance novos leitores.

Uma ótima semana a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *