Bom dia a todos!
Mais uma sala de espera, mais um blog! Hoje, vou voltar ao artesanato e falar sobre a necessidade da organização em um ateliê, principalmente quando estamos falando de espaços pequenos. Manter os produtos identificados e agrupados é fundamental para agilizar o trabalho, mas, também, para evitar desperdícios.
Como, por natureza, eu sou uma pessoa organizada, não tenho muita dificuldade em realizar essa tarefa, mas, mesmo assim, por vezes, perco o controle do que tenho e, um par de vezes, já comprei tinta sem necessidade. Outra dificuldade que eu tinha era saber o valor de cada tinta. No começo, fiz planilhas eletrônicas para controlar o preço das coisas, mas descobri rapidamente que isso não é nada prático. Então, passei para um sistema mais simples: quando compro um pote de tinta, eu o peso e coloco uma etiqueta com o peso e o valor. Depois, é só fazer uma regra de três para saber o valor da porção de tinta que eu usei. Simples assim.
Esses e outros macetes vão formando o sistema de organização da pessoa. Não há regras e nem certo e errado. Cada um tem que ver qual é a melhor solução para si. O importante é formar um sistema de organização que aumente a produtividade, facilite o trabalho e diminua o desperdício.
Como eu disse, para mim, criar sistemas de organização é algo de que gosto muito, mas sei que, para alguns, isso é uma tortura! Esse fato acabou criando um nicho de mercado e, hoje em dia, existem profissionais, os personal organizers, que fazem esse tipo de trabalho; criam sistemas de organização para as pessoas, não só em ateliês, mas em todos os outros ambientes: casa, empresas, mudanças de endereço etc.
Eu cheguei a pensar em seguir esse caminho, mas não daria certo. Eu gosto de criar esses sistemas para mim, mas não me vejo criando-os para outras pessoas.
Então, fica a dica: organização agiliza o trabalho, aumenta a produtividade e pode poupar muito dinheiro. Uma ótima semana para todos!