Bom dia, pessoal.

Aqueles entre vocês que têm o hábito da leitura vão entender rapidamente quando eu disser que estou me preparando para um grande desafio literário. Quanto aos demais, acreditem, estou me preparando para um grande desafio literário. A verdade é que alguns eventos recentes estão me levando a dar esse enorme e difícil passo, que não será dado esse ano, mas, provavelmente, no ano que vem. Fim do suspense: estou me preparando para ler Ulysses, de James Joyce. 

Eu sempre tive muito medo desse livro, que apesar de ser considerado um clássico, também é considerado de compreensão extremamente difícil por ser muito simbólico.   

Estou falando de um livro, mas vocês sabem que eu adoro uma analogia. Assim, quantas coisas em nossas vidas se apresentam como um difícil desafio? Quantos obstáculos nos parecem grandes demais para nossas forças e nossas habilidades?   

Algumas vezes, o problema pode não ser o tamanho desafio, mas a forma com que o enfrentamos. Encarar um desafio de forma afoita, sem um mínimo de preparação, ou mesmo sem a maturidade necessária, pode ser uma receita de fracasso certo e de muita frustração. Voltando a Ulysses, não sei se estou pronta para lê-lo, mas esperei até esse momento, porque acho que agora, ao menos, terei uma chance de apreciá-lo.   

Considero essa consciência importante, porque, ainda que não consigamos superar o desafio a que nos propomos, podemos ter a certeza de que fizemos o nosso melhor possível, e é saber disso que impede as frustrações ou, em outras palavras, que nos garante que travamos o bom combate.   E vocês? Algum grande desafio pela frente?

Tenham todos uma ótima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *