Bom dia, pessoal.

Semana passada, enquanto almoçávamos aqui em casa, o noticiário no rádio falava sobre a guerra da Ucrânia. Minha mãe, então, fez uma pergunta que só poderia vir de uma pessoa menor que dez anos ou maior que oitenta: “A Rússia é um país tão rico. O que ela quer da Ucrânia?”   

Claro que minha mãe ficou sem resposta, porque essa é uma questão muito difícil. De forma genérica, essa questão poderia ser traduzida como: “Por que alguém ambiciona ter mais que o suficiente?”. Como eu disse, é muito difícil de responder.   

Nós temos uma necessidade quase patológica de acumular, seja posses materiais, seja abstrações. A lógica nos diz que quanto mais temos, mais vulneráveis somos. Um milionário tem mais preocupações com a segurança  do que uma pessoa pobre, por exemplo. Da mesma forma, países poderosos têm mais preocupações em manter ou aumentar esse poder do que países não tão poderosos. Ainda assim, preferimos ter preocupações em excesso ou até ficar doentes com essa preocupações do que nos dar por satisfeitos apenas com o suficiente.   

No dia que alguém souber responder satisfatoriamente essa pergunta, atingiremos um grau de evolução que poderá resolver inúmeros problemas do planeta em geral e de nossa espécie em particular. Até lá, porém, com sorte, ainda veremos muitas guerras e explorações econômicas. Bem, minha mãe continua esperando uma resposta. Se alguém aí se habilitar, entre em contato. Eu confesso minha incapacidade.   

Tenham todos uma ótima semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *