Bom dia, pessoal. 

É uma questão de afinidade. Algumas estórias são tão impactantes e importantes para nós, que simplesmente não conseguimos cansar delas. Comigo, isso acontece com Os Miseráveis, de Victor Hugo, apesar de, pasmem, eu nunca ter lido o livro.   

Já ouvi o CD da peça centenas de vezes, já vi gravações das celebrações de dez e vinte cinco anos de representação da peça, vi o filme musical mais recente no cinema. Simplesmente amo todas essas representações, mas nunca li o livro que deu origem a tudo isso!

Confesso que essa falha imperdoável vinha da falta de coragem de encarar esse livro gigantesco, mas, esse ano, graças à tecnologia que, às vezes, eu tanto critico, dois fatores me ajudarão a corrigir essa falha. O primeiro fator é o kindle. Sim, porque ainda que o livro seja tão grande que várias editoras o dividem em dois ou três volumes, cada volume ainda é grande e pesado. O segundo fator é a leitura coletiva no YouTube. Estou fazendo essa leitura com outras pessoas, seguindo um cronograma tranquilo, que vai estender a leitura do livro por cinco meses. Aí, sim, poderei dizer que conheço Les Mis de verdade!

Ao mesmo tempo, essa leitura será uma excelente oportunidade de estudar o período que vai desde a Revolução Francesa até aos anos posteriores à Restauração da Monarquia. Alio, dessa forma, uma estória que eu adoro ao estudo de uma matéria que eu também adoro. Querem coisa melhor? 

Além de mostrar problemas e injustiças que continuam presentes em nossos tempos, Os Miseráveis mostra também a importância dos valores e a capacidade de superação do ser humano. É um livro que conheceu o sucesso desde seu lançamento e ainda é capaz de emocionar qualquer pessoa. Então, vamos ao livro!

Tenham todos uma ótima semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *