Bom dia, pessoal.
O mês de fevereiro acabou e, ao contrário do mês passado, pude marcar meu calendários de desafios de 2022 com um satisfatório e grande X verde! Consegui retomar a prática de conversação em espanhol, o que me deixou muito feliz, porque um idioma não praticado é um idioma perdido e todo um investimento de tempo, esforço e dinheiro jogado fora.
Mais do que falar e entender uma língua estrangeira, eu vejo esse aprendizado como a abertura de portas para a compreensão de outras culturas e, mais ainda, uma chance de compreender outros seres humanos e suas motivações. Neste sentido, eu gostaria ainda de aprender italiano, mas esse projeto vai ficar mais para o futuro.
Em relação aos idiomas, mesmo o nosso, eu acho que se limitar a aprender a gramática da língua é um tremendo desperdício. É como comprar um smartphone de última geração e usá-lo apenas para fazer ligações telefônicas. O aprendizado de um idioma traz a possibilidade de explorar a história e a literatura dos povos que o falam e isso pode abrir nossa cabeça para o mundo complexo e diversificado em que vivemos.
Desta forma, estou felicíssima de ter cumprido meu desafio de fevereiro e espero que esse seja um processo de longa duração. Tenham todos uma ótima semana!