Bom dia, pessoal.
Isaac Asimov é certamente o meu autor preferido de ficção científica, mas, na minha opinião, um dos melhores textos dele não faz parte de uma de suas estórias, mas do prefácio de um de seus livros.
Ele conta, neste texto, uma discussão amigável com a esposa, na qual ela dizia que gostaria de viver nos tempos antigos e poder ouvir as palestras de Sócrates e Platão na ágora, lá em Atenas. Aqueles eram tempos que valiam a pena ser vividos!
Asimov lembra à esposa, e a todos nós, que é necessário pensar bem nos desejos. No caso deles, seus antepassados não eram nobres ou cavaleiros, muito pelo contrário. Suas famílias descendiam de servos ou mesmo de escravos. Dessa forma, se vivessem na Grécia de Sócrates, eles não teriam tempo para discutir filosofia, porque, bem provavelmente, seriam servos ou escravos na caso de algum aristocrata. Isso se tivessem sorte!
Temos a tendência de achar que tudo o que está longe, seja no tempo ou no espaço, é melhor, mais puro, mais honesto etc. A verdade, porém, é que não temos como saber se seríamos mais felizes se vivêssemos em outro lugar ou em outro tempo.
Uma frase muito bacana e muito correta de Gandalf (o mago de O Senhor dos Anéis) diz: “Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado“. Existe frase mais correta que essa?
Tenham todos uma ótima semana.