Bom dia, pessoal.

Se tem uma coisa que se pode afirmar a respeito de uma crise é que ninguém sai dela da mesma forma que entrou. Nesse sentido, falar em volta à normalidade após a pandemia é um contrassenso, porque ninguém que tenha vivido o antes estará lá para viver o depois. Todos teremos mudado, mesmo que uns mais e outros menos.   

A questão, porém, é que isso não é necessariamente algo ruim. Os chineses costumam dizer que toda crise representa uma oportunidade. Geralmente, essa frase é associada a questões econômicas, mas pode ser estendida a vários outros aspectos.   

A grande dificuldade, claro, é perceber essas oportunidades. Muitas vezes, estamos tão atolados na crise e tão focados em notícias e expectativas ruins, que não conseguimos ver as coisas a partir de outras perspectivas, não conseguimos encontrar outros caminhos e isso nos leva ao pânico. 

Não acho que haja fórmulas mágicas para passar por uma crise. Só sei que existem dois fatores a serem considerados nesse tipo de situação: a crise em si e a pessoa que passa por ela. A grande maioria de nós não tem como debelar uma crise como essa causada pela atual pandemia, por exemplo. Entretanto, todos e cada um de nós precisa se concentrar naquilo sobre o qual tem algum controle: nós mesmos. Cada um precisa ser um agente ativo na busca de uma forma de superação que funcione para si, ainda que, para isso, precise de algum tipo de ajuda. O importante, me parece, é perceber que não podemos esperar o fim da pandemia para ver o que sobrou de nós.

O que estamos fazendo (se estamos fazendo) para sair mais forte do outro lado? É algo interessante a se pensar nesta que espero seja uma ótima semana para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *