Bom dia, pessoal.
Vocês acham que tecnologia é fundamental? Eu acho que ela pode ser útil, mas não necessariamente mais eficiente ou mesmo fundamental. Por exemplo, eu nunca me senti confortável em escrever um texto diretamente no computador. Nos últimos anos de emprego, eu me vi forçada a adotar essa prática, porque o tempo era sempre curto, mas nunca me senti confortável com isso. Uma folha de papel me ajuda a pensar, ao contrário de um teclado de computador.
Isso não me faz sentir tecnologicamente ultrapassada porque, vejam bem, a edição de texto em computador ocupa uma janela de uns quarenta anos em um panorama de milhares de anos de escrita humana (que nós saibamos, claro). Tolkien não escreveu O Senhor dos Anéis em um computador e Platão sequer tinha uma caneta para escrever seus textos.
Ninguém disse a Tolkien ou a Platão que eles não poderiam desenvolver suas ideias porque não havia uma tecnologia que lhes facilitasse a vida e, assim, eles se viraram com o que tinham. Aliás, é um exercício de imaginação tentar adivinhar quantas obras orais fantásticas deixamos de conhecer porque foram elaboradas antes do desenvolvimento da escrita, que, diga-se de passagem, também é uma tecnologia!
E aqui voltamos para o bom e velho papel. Hoje, boa parte dos livros que tenho, por exemplo, estão no kindle. São cópias eletrônicas, o que é uma ótima opção para mim, mas é péssimo como forma de preservação de conhecimento. Imaginem que uma futura civilização encontre meu kindle e tente entender para que servia. É bem possível que ele passe por um suporte de copos ou algo parecido!
Certamente, toda tecnologia é uma ferramenta e tem sua utilidade. Eu me sinto melhor com papel e, para mim, essa tecnologia está muito longe de ser ultrapassada por equipamentos eletrônicos. E para vocês? Que tipo de tecnologia é fundamental e quais não fazem a menor diferença?
Por hoje, é isso. Tenham todos uma ótima semana!