Bom dia, pessoal.
Tem uma frase que eu não sei se foi criada lá, mas foi citada em um dos filmes do Homem Aranha que diz que “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Eu acho que essa frase precisa ser urgentemente atualizada para ganhar uma nova cláusula: Com grandes fortunas vêm grandes responsabilidades.
Quase todo mundo acompanhou, estas últimas semanas, notícias e vídeos do voo suborbital que levou os bilionários Richard Branson e Jeff Bezos ao espaço, onde eles permaneceram por alguns minutos. Para entender melhor a coisa, um voo suborbital significa que você venceu a gravidade da Terra, mas não teve velocidade suficiente para ficar em órbita do planeta. Por isso, ambas as naves passaram da atmosfera, ficaram alguns minutos e caíram de volta na atmosfera.
Segundo a declaração do britânico (Branson), “Conforme você vai para o espaço, as vistas são de tirar o fôlego. Quero dizer, não há dúvida de que temos muita sorte de ter este planeta em que vivemos” e ele comenta ainda que este voo foi a realização de um sonho de infância.
Minha primeira pergunta é: será que alguém informou a esse senhor a quantidade absurda de combustível que precisa ser queimada para vencer a gravidade da Terra e realizar o sonho de infância de uma pessoa? Será que ele tem consciência de que a vista maravilhosa que afirma ter visto pode ser destruída com o empreendimento de turismo espacial que ele quer promover? Faria ainda uma última pergunta: quando ele diz que temos sorte de ter este planeta em que vivemos, será que ele realmente pensa que a Terra é propriedade privada de alguns?
Por sua vez, ao regressar de seu voo, Jeff Bezos agradeceu aos clientes da Amazon, já que eles pagaram por essa aventura. Aí foi ainda pior, porque eu me senti cúmplice de uma ação que hoje é, no mínimo, irresponsável. Enfim, dois voos já aconteceram e há pelo menos mais seiscentas pessoas em listas de espera. Dinheiro não falta a esse pessoal. O mesmo, porém, não pode ser dito de responsabilidade.
Tenham todos uma ótima semana!