Bom dia, pessoal.
Se algum de vocês já viu um número de equilibrismo, percebeu que o maluco na corda bamba não fica parado; Ele está sempre em movimento. Andar de bicicleta é uma experiência parecida e a própria expressão ajuda: a pessoa anda de bicicleta. Se parar, vai acabar caindo.
Basicamente tudo no mundo é assim. O equilíbrio é um processo dinâmico, e não estático. Se isso vale para o mundo físico, não é menos verdade para o mundo das ideias. Ficar preso a uma ideia, sem questioná-la sempre que necessário, impede o equilíbrio e fatalmente provoca a queda. Nesse caso, a queda pode ser vista como a sua impossibilidade de adaptar-se às novas circunstâncias, aos novos conhecimentos etc.
A incapacidade de rever suas ideias gera o radical, para quem a verdade mostrada tem que se adaptar a suas crenças, ou ela não é a “verdade verdadeira”. Tal pessoa não tem o que se chama uma mente elástica ou o que os especialistas chamam de flexibilidade cognitiva.
Darwin já dizia que a adaptação é a garantia do sucesso de uma espécie e isso também vale para o indivíduo. Se você não é capaz de mudar de rumo, de aprender coisas novas, de questionar suas atitudes, de dialogar com ideias contrárias etc., você é um grande candidato a cair por falta de equilíbrio e, neste caso, o verbo cair pode ser entendido como: perder o emprego, ficar neurótico, tornar-se violento etc.
Descobri recentemente que existe uma avaliação chamada teste Stroop que é basicamente a figura de chamada dessa postagem. Parece simples, mas não é tão simples assim dizer em voz alta as cores de cada palavra. Esse teste avalia a atenção seletiva, a capacidade de manter o foco numa atividade e inibir a tendência de fornecer respostas impulsivas, além da velocidade no processamento de informações. Para mim, além disso, esse teste é um exercício de equilíbrio, no qual você pensa e questiona seu pensamento.
Esse é um teste curioso, mas eu achei ele bem interessante por mostrar como não é tão simples fazer com que a razão supere a impulsividade. E acredito que para ser uma pessoa equilibrada precisamos muito treinar nossa razão.
Tenham todos uma ótima semana.