Bom dia, pessoal.

Nesses dias, vi uma notícia no jornal que era meu sonho de consumo antes da aposentadoria. A matéria do G1, por Marta Cavallini, em 07/07/2021, trouxe a possibilidade de instituir-se a semana de quatro dias em alguns países. Esta ideia já foi testada, com sucesso, na Islândia. onde ficou comprovado que a produtividade era igual ou maior que a semana de cinco dias. “Além disso, os trabalhadores relataram se sentir menos estressados ou com menor risco de esgotamento. Houve ainda melhora na saúde e maior equilíbrio entre vida profissional e familiar.”

O acordo por lá foi a diminuição da jornada semanal sem diminuição de salário. Outros países, como Espanha e Nova Zelândia, testam essa mesma possibilidade que parece que realmente funciona. Entretanto, me parece que essa mudança vai demorar a nos alcançar aqui no Brasil. Eu acho que a semana de trabalho de 4 dias, vista pelo ponto de vista social e considerando as atuais condições econômicas por aqui, vai simplesmente proporcionar à maioria a oportunidade de fazer um bico.   

A ideia por trás desse tipo de medida em um país do chamado primeiro mundo é diminuir o estresse e proporcionar mais  saúde física e mental aos trabalhadores. Não me parece, porém, uma medida completamente altruísta. Interessa às empresas diminuir gastos com trabalhadores doentes e perda de produtividade por causa do estresse, por exemplo. Na verdade, se as empresas não ganhassem alguma coisa, nenhum país, seja de primeiro mundo ou não, ia aderir a essa possível tendência.   

Exatamente por isso, acho que não funcionaria aqui. Poucas pessoas teriam condições de usar o dia extra de folga para ir a um museu, dar atenção aos filhos, aumentar sua cultura, simplesmente relaxar etc. A maioria ia tentar conseguir uma nova fonte de renda e, provavelmente, estaria exposta a um estresse ainda maior. As empresas ficariam com um número ainda maior de funcionários doentes e, portanto, não ganhariam nada com essa medida. 

Portanto, diferente do que levanta a matéria, acho que o que impedirá a adoção da semana de 4 dias no Brasil não são problemas legais, mas econômicos. Eu adoraria que fosse possível, mas não acho que, neste momento, seja.

Tenham todos uma ótima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *