Bom dia, pessoal!
Sempre que há um grande problema conosco ou à nossa volta, podemos tomar duas atitudes básicas: a primeira é pensar que, se nós somos parte do problema, também podemos ser parte da solução. Devemos entender nossa responsabilidade e trabalhar em conjunto com outros para que o problema seja resolvido e as coisas melhorem para todos.
Claro que também há a segunda atitude possível, e ela é bem mais cômoda e fácil. Fingimos não ter nada a ver com o problema e esperamos que surja um agente externo, o famoso outsider, que magicamente resolva a situação, nem que seja apenas para o meu grupo, que é o que interessa.
Os problemas atuais da humanidade são tão graves, porém, que não dá nem para imaginar um agente externo capaz de solucioná-los de forma global. Ainda que se pense em um retorno de Cristo, Maomé, Buda etc., não daria certo. Todos eles representam, hoje, alguma das tribos em que nos dividimos. A chegada de um atenderia a uma tribo, mas não eliminaria as diferenças com as demais, que logo começariam uma campanha negacionista. Ou seja, a humanidade não ficaria unida. A solução para esse cenário seria uma figura mais externa ainda, que não estivesse vinculada a nenhuma das tribos atuais.
Todo este preâmbulo foi para perguntar se vocês já perceberam o aumento no número e na frequência de notícias e postagens sobre a possibilidade, maior que nunca, de um primeiro contato com extraterrestres. O que mais chama a atenção é que estas postagens não estão vindo dos grupos de sempre, mas de fontes ligadas à NASA, a governos de países como Inglaterra e Estados Unidos etc. É só fazer uma busca no google para perceber o fenômeno.
Isso me parece uma tentativa de buscar um agente externo que transforme a humanidade em um grande grupo, ao invés das tribos atuais. O problema é que, se isso for verdade, só mostra que continuamos a buscar soluções milagrosas, que não nos deem trabalho e que não exijam nossa participação. Se, por outro lado, estamos mesmo próximos de um primeiro contato, tudo o que me resta dizer é: Vida longa e próspera!
Tenham todos uma ótima semana.