Bom dia, pessoal.

Consigo identificar o momento em que descobri um novo significado para uma velha palavra. Ocorreu por conta de uma conversa entre uma pessoa mais jovem e mim. Eu dizia que não gostava de filmes de terror, porque eles eram sinistros demais. Aí, meu interlocutor olha para mim e diz que não entendeu se eu gostava ou não desse tipo de filme. O papo segue mais ou menos assim:   

– Eu disse que não gosto de filmes de terror. 
– Mas você disse que eles são sinistros.   
– Sim, por isso não gosto deles!   
– Mas como podem ser sinistros e você não gostar? 

Bem, a essa altura, as pessoas ao redor já estavam rindo e finalmente uma alma caridosa me explicou que, na gíria de então, “sinistro” era uma qualidade positiva, algo muito bom! Até hoje, não consegui me acostumar com esse uso (nem eu, nem os dicionários) e, por isso, resolvi dar uma olhada na etimologia desse vocábulo.

A palavra ‘sinistro’ vem do latim sinister e, originalmente significa tão somente esquerdo. Uma pessoa sinistra é apenas uma pessoa canhota.  Se pensarmos que a maioria da população mundial sempre foi formada por pessoas destras, é lógico supor que produtos industrializados, ferramentas etc. são, em geral, feitos para serem manipulados por essas pessoas, e os canhotos acabam tendo mais dificuldade e menos “habilidade” em utilizá-los. Acho de daí vem a tendência de o termo sinistro atrair uma carga mais negativa de significados, chegando mesmo a ser usado para coisas apavorantes. Por outro lado, o lado direito, destro, ficou com significados mais positivos. De onde vocês imaginam que vem a oposição de termos como canhestro e destreza?  

Reinaldo Pimenta, em seu livro A casa da mãe Joana 2, conta que, na Roma Antiga, os adivinhos interpretavam os presságios (os auspícios) com a face voltada para o sul, com o oriente à esquerda. Os gregos, por sua vez, faziam o mesmo com a face voltada para o norte, com o oriente à direita. Com isso, os presságios, geralmente definidos pelos voos dos pássaros, que vinham do lado esquerdo eram interpretados ora como bons, ora como maus. Desta curiosidade talvez venha a possibilidade de a palavra sinistro poder significar tanto algo bom como algo ruim.

Outra coisa interessante que nos é lembrada no mesmo livro é que ambidestro é a designação usada para as pessoas que têm “duas mãos direitas”, o que, além de tudo, pode ser considerado preconceituoso nesta época do politicamente correto.

É realmente surpreendente como o estudo etimológico de uma palavra tão pequena pode nos trazer tantas histórias. Espero que todos tenham uma ótima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *