Bom dia, pessoal.

Depois de muitos meses e ainda sem perspectiva comercial, voltei à prática do artesanato. A ideia era repor meu estoque de produtos reciclados para compor presentes: latas de leite em pó, copos de requeijão, vidros de geleia etc. Eu gosto de ter esses produtos em casa para personalizar presentes e, para fazê-los, costumo usar as sobras de tinta, de papel de decupagem e de guardanapo.

Pois bem, ao selecionar os frascos de tinta mais vazios que tinha em casa para realizar esse trabalho, descobri que a tinta desses frascos havia secado, apesar de eles estarem bem fechados. Os longos meses de trabalho interrompido pelo isolamento social me trouxeram mais esse problema!

No meu caso, o prejuízo em termos financeiros nem foi tão grande assim, mas serviu como alerta. Reparei que o ressecamento de tinta ocorreu mais com frascos de tinta pva que tinham 10 a 20 por cento de conteúdo. Portanto, para diminuir minhas perdas, vou fazer um levantamento de todas as tintas que estejam nessas condições e vou utilizá-las imediatamente. Depois eu vejo os papeis que melhor combinem com a tinta utilizada, o que é uma inversão do processo normal.

Essa experiência me fez pensar no volume cada vez maior dos prejuízos gerados pela pandemia e em como essas perdas serão inevitavelmente repassadas para os custos finais dos produtos, não apenas no artesanato, mas em toda a cadeia da economia. Infelizmente, como o isolamento social continua a ser a forma mais eficiente de tentar diminuir a taxa de transmissão do vírus, só me resta desejar que a vacina chegue até nós o mais rápido possível e, claro, que funcione e nos permita, ao menos voltar, com as medidas de segurança que estarão aí por muito tempo ainda, a nossa atividades.

Sei que muitas pessoas não acreditam ou não podem fazer esse isolamento. Entretanto, eu preciso agir conforme a minha cabeça e, no momento, isso significa manter o isolamento. Por essa razão, lá atrás, eu parei com o artesanato. É irônico pensar que, pela mesma razão, acrescida da perda de material, eu vou voltar a ele.

Então, mãos à obra. Tenham todos uma ótima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *