Bom dia, pessoal.

Há muitos anos, ainda adolescente, eu tive que tomar a decisão que a sociedade achava que eu já tinha maturidade para tomar: precisei escolher uma profissão a seguir. Não sei porque acham que aos doze ou treze anos você tem a mais vaga ideia do que quer fazer pelo próximos quarenta anos. Entretanto, essa é a regra do jogo e eu precisava decidir.

A decisão, no meu caso, foi mais complicada porque eu não amava loucamente nenhuma profissão, mas gostava de muitas. Uma das opções que me atraíam e que acabou não sendo escolhida era a arqueologia. Ainda não existiam os filmes de Indiana Jones, ou talvez eu não tivesse resistido à tentação, mas o fato é que acabei seguindo outro caminho.

É totalmente inútil entrar em considerações do tipo “E se?”. Teria sido uma vida diferente, é certo, mas não cabe nenhuma conjectura de valor. O que é certo, porém, é que a profissional que eu me teria tornado estaria às voltas com poucos documentos e poucos dados. Todos os documentos estudados, porém, seriam vistos com o pressuposto da verdade conhecida na época e da honestidade ao declarar essa verdade.

Vamos imaginar agora um futuro arqueólogo que precise trabalhar com os acontecimentos de princípios do século XXI. Ele provavelmente não terá dificuldade em encontrar documentos, mas como saber se o que está escrito, ao ser decifrado, é a verdade conhecida ou uma verdade fabricada? Como entender a existência de documentos conflitantes entre si? Como compreender o conceito de fake news?

Claro que estou sendo otimista e partindo do princípio que, neste futuro, o mundo já terá resolvido muitas das questões éticas de hoje e que a sociedade seja pautada por valores bem diferentes e melhores que os atuais. Não sendo esse o caso, esse arqueólogo do futuro será parte de um sistema viciado e polarizado. Ele, provavelmente, seguirá um viés ideológico que o fará moldar a interpretação dos documentos encontrados segundo sua corrente de pensamento.

Enfim, se foi complicado para mim, tenho muita pena da criança do futuro que fique tentada por essa opção de carreira. Tenham todos uma ótima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *