Bom dia, pessoal.

Há tempos, a Disney produziu um filme que fez tanto sucesso que gerou duas continuações. Refiro-me a High School Musical, mas atenho-me somente ao primeiro episódio. Este filme mostra um tema que me é muito caro: por que devemos fazer apenas aquilo que fazemos sempre?

O termo “zona de conforto” tem sido usado em vários discursos e em inúmeros contextos para designar aquilo com que nos sentimos confortáveis e o que estamos seguros de dominar. O problema é que a zona de conforto elimina o desenvolvimento que novos desafios podem nos proporcionar.

Sair da zona de conforto implica correr riscos, mas também pode fazer com que a vida se torne mais rica. O enredo do filme mostra pessoas que decidem fazer outras atividades e como isso é visto pela sociedade, no caso, constituída pela família, pela escola e pelos amigos. Claro que a linguagem do filme é leve, para atender seu público alvo. Isso, porém não significa que a mensagem não seja importante. Aliás, separar a mensagem passada da linguagem usada é importante na interpretação de qualquer tipo de texto.

Eu me identifiquei muito com esse filme, porque já passei por dois momentos de busca de novos interesses enquanto ainda exercia a função de técnica em eletrônica. Primeiro quando cursei faculdade de Letras e depois ao aprender e praticar artesanato. Muitas pessoas realmente reagem com estranheza, como se fosse difícil acreditar que você possa ter outros interesses. Claro que, como minha vida não é um enredo de filme, a surpresa inicial não causou nenhum problema e as pessoas acabaram se acostumando com minhas “esquisitices”.

Então, nunca me arrependi de tentar novos caminhos e espero testar ainda muitos outros. Tenham todos uma ótima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *