Bom dia, pessoal!

Símbolos são representações ou alusões a, por exemplo, ideias ou fatos. Eles não são a coisa em si, mas evocam sua lembrança. As estátuas foram, provavelmente, as primeiras obras de arte tridimensionais usadas, ao longo do tempo, para homenagear, venerar ou perpetuar alguém ou alguma coisa.

Quando se trata apenas de ideais estéticas, o tempo pode mudar o grau de valorização da obra, mas nunca tira dela a importância de ter sido feita. Entretanto, quando se trata de registro histórico, a homenagem de hoje pode ser a ofensa de amanhã, assim como os heróis de hoje podem ser os vilões de amanhã. A visão histórica muda com o tempo e as pessoas e fatos são julgados segundo novas perspectivas.

Temos visto, nos últimos dias, vários ataque a estátuas e monumentos que representam personagens históricos. Cristóvão Colombo, por exemplo, deixou de ser visto como o navegador audacioso que descobriu um novo continente e passou a ser julgado como o homem que começou a exploração predatória deste mesmo continente. Neste novo cenário, suas estátuas, ao redor do mundo, estão sendo atacadas e destruídas.

A revisão histórica sempre aconteceu e o direcionamento do ódio de uma massa de pessoas que, em um momento de exaltação, é canalizada para a destruição de uma simples obra de arte que representa o objeto de seu ódio tampouco é novidade. É, sem dúvida, um momento de catarse coletiva.

A novidade, talvez, seja a quantidade de casos simultâneos que, agora, se espalham pelo mundo. O problema com esses atos é que a destruição do símbolo não tem a menor influência na modificação do fato que lhe deu origem. Mantendo o exemplo, podemos destruir todas as estátuas de Colombo que existem no mundo e isso não modificará de forma alguma o que aconteceu após sua chegada à América Central.

Considero que seria muito melhor, ao invés de destruir estátuas, utilizá-las para debater o assunto e atualizar livros. Entretanto, quando se trata de massas, o raciocínio desaparece frente à emoção que, geralmente, só se satisfaz com a violência.

Uma ótima semana a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *