Bom dia, pessoal!
Há alguns dias, eu li um comentário sobre a mudança de hábitos causada pela pandemia de COVID-19 e comecei a pensar na mudança de hábitos pós-pandemia.
Eu não sou médica, mas imagino que os próximos anos exigirão muita vigilância tanto da parte das autoridades quanto da parte de todos nós. Vírus sofrem mutações, que exigem novas vacinas. Por conta das mutações, esse coronavirus pode ficar entre nós por muito tempo ainda.
Então, as medidas de segurança que tomamos hoje não devem ser vistas como um remédio emergencial do qual nos livreremos em breve. O isolamento social, sim, espero que acabe logo e nunca mais seja necessário, mas procedimentos como evitar aglomerações, não compartilhar talheres ou toalhas, lavar as mãos constantemente, manter a casa arejada, higienizar compras etc. serão ainda necessárias no futuro.
Até hoje, ter dois milhões de pessoas em um bloco de Carnaval era motivo de certo orgulho. De agora em diante, será um risco epidemiológico. Em retrospecto, o Carnaval de 2020 não deveria ter acontecido. Certamente o vírus já estava por aqui e o período de Carnaval deve ter ajudado muito sua disseminação. Dá para imaginar, porém, o que teria acontecido se esse Carnaval tivesse sido cancelado?
Agora, porém, que estamos passando por essa epidemia, acredito que todos que decidam participar de um megabloco ou de outros eventos que gerem grandes aglomerações estejam inteiramente cientes dos riscos que correrão, principalmente nos próximos anos.
Quanto a outras aglomerações, imagino, por exemplo, que praças de alimentação superlotadas também serão repensadas. Seria sonhar muito, porém, dizer que a superlotação do transporte público finalmente será resolvida.
Os exemplos acima mostram a dificuldade, no mundo de hoje, de acabar com as aglomerações. Muito mais rápido, então, será cultivar hábitos individuais de limpeza e higiene pessoais que nos ajudem a evitar novas epidemias ou mesmo doenças e alergias.
Tenho observado que a rotina de limpar o chão todos os dias e manter a casa bem arejada melhorou bastante a qualidade da minha respiração. Quero ainda estabelecer a rotina de não entrar em casa com o calçado que usei na rua. Hoje, isso é fácil porque estou saindo muito raramente, mas transformar isso em uma rotina vai exigir o desenvolvimento de uma logística. Vai dar trabalho, mas acredito que é muito necessário. E você? Alguma sugestão de hábito a ser criado ou alterado?
Então é isso. Tenham todos uma ótima semana!