Bom dia, pessoal.

Toda a crise que nos afeta provoca momentos de reflexão, quando questionamos os nossos valores e nossa relação com as coisas. Às vezes, aquilo a que dávamos uma enorme importância passa a não importar mais, enquanto que coisas aparentemente sem valor podem passar a ser indispensáveis.

Toda crise traz oportunidades, dizem, e depende de nós identificar essas oportunidades. Elas podem ser do tipo financeiras, mas também podem ser pessoais, profissionais etc. Nenhuma crise terá significado se sairmos dela iguais ao que éramos quando entramos.

Hoje vivemos uma crise. Uma doença que se alastra de forma rápida e invisível. Vivemos uma guerra e não temos lideranças inspiradoras. Na verdade, nossos líderes estão tão perdidos como nós. O inimigo não porta armas, não tem ideologia. não tem voz e tão pouco nos odeia. É uma guerra completamente diferente das que vemos em filmes ou documentários.

Se as medidas tomadas são exageradas ou não, apenas a história dirá. Não temos como saber hoje. O que temos que saber é que não podemos ficar passivos. Não adianta ficar em casa esperando o tempo passar. O grande desafio é ser ativo sem causar riscos ou se expor a eles. O ser humano tem a faculdade do raciocínio. É hora de usar isso e ser consciente. É hora de encontrar formas de crescer na crise, tanto no nível pessoal como no nível social.

No nível pessoal, podemos aprender, ler, estudar, usar o tempo de reclusão para nos transformar. No nível social, devemos pensar nos outros, nos profissionais autônomos e em formas de ajudar essas pessoas a também saírem da crise. Pessoalmente, estou tomando algumas atitudes como chamar táxi sem desconto (saio tão pouco, que posso absorver esse custo), manter o pagamento de profissionais que me atendem, ainda que eu não esteja sendo atendida etc.

Acredito que muitas outras ideias podem surgir se simplesmente pararmos para pensar e compartilharmos tais ideias. Não se trata de ser otário e pagar para o outro ficar em casa. Trata-se de dar condições para outro ficar em casa e, assim, sairmos todos juntos dessa crise.

Enfim, não adianta ficar em frente a televisão vendo números e estatísticas. Vamos usar o tempo para pensar. Esse é o diferencial do ser humano. Use-o!

Na medida do possível, uma ótima semana a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *