Bom dia, pessoal!
Vindo de uma carioca legítima, pode parecer uma heresia, mas o fato é que eu não me importo com o Carnaval. Não vou dizer que não gosto, que odeio ou que o desprezo. Eu simplesmente não me importo com ele. Não é uma questão moralista, existencialista, conformista nem qualquer outra coisa do gênero. Eu simplesmente não me importo e o ignoro completamente, o que é muito coerente de minha parte.
Vejamos, eu não gosto de multidões, não suporto som alto e não gosto de desorganização. Por que, então, eu gostaria do Carnaval, que reúne todos esses elementos?
Eu fico pensando no sistema social em que vivemos. Certamente, não gostar de Carnaval é considerado uma esquisitice, no melhor dos casos, ou até mesmo um grande defeito. Certamente, também, o rótulo de anti-social é imediatamente colocado sobre tal pessoa, no caso, eu! Mas, vamos lá; por que eu tenho que gostar do que todos, ou a maioria, gosta? Por que eu tenho que deixar meu artesanato, meus livros e minha casa para correr atrás de blocos, sem segurança, sem conforto, sem comida ou bebida, e ainda chamar isso de diversão, lamentando que são apenas cinco dias por ano?
Que me desculpe essa maioria, mas já passei da idade de achar que integrar um grupo define quem eu sou. Eu adoro o período de Carnaval porque é um período que posso me dedicar à leitura, a este blog, ao meu artesanato. Grande parte dos amigos está curtindo a festa nas ruas (eu respeito o fato de que, para eles, isso é diversão) ou está viajando. Então, o Carnaval é um tempo de ficar comigo mesma, organizar a casa, fazer artesanato e escrever. Isso, para mim, é diversão.
Dito tudo isso, devo declarar que meu Carnaval foi maravilhoso! Ainda mais que, esse ano, ainda tem o Max, uma cachorrinho de dois meses, que está cheio de energia para gastar!
Então, espero que o Carnaval tenha sido muito bom para vocês, cada um a sua maneira. Agora, o mundo volta à rotina e o ano realmente começa. Desejo a todos uma excelente semana!