Bom dia, pessoal!

Como vocês sabem, às vezes eu uso esse espaço para comentar sobre literatura, um tema apaixonante para mim. Hoje, eu queria comentar sobre um livro que estou lendo, cuja história eu conheci em um filme que é baseado nele. Até hoje não consegui ver esse filme todo, já que é bem difícil de encontrar.

O nome do livro e a sugestão de hoje é O diário dos escritores da liberdade. O nome em inglês, freedom writers, é uma homenagem aos freedom riders, nome dado aos ativistas em defesa dos direitos da população negra nos Estados Unidos dos anos sessenta.

O livro traz relatos da professora Erin Gruwell e seus alunos, rotulados como problemáticos e fracassados, em um colégio dos Estados Unidos. Esses alunos, em sua maioria negros e latinos, vivem em uma sociedade violenta e dominada por gangues armadas e drogas. A professora de inglês e literatura usa uma estratégia que faz com que esses alunos se interessem pela aula de inglês e comecem a escrever diários, nos quais narram todos os problemas e frustrações da vida que levam.

São esses relatos que formarão o diário dos escritores da liberdade e participar dessa turma de “fracassados” passa a ser a ambição de todos os alunos do colégio, quaisquer que seja sua etnia. Ao escrever sobre suas vidas, seus problemas e sobre si mesmos, os alunos da professora Erin acabam formando uma grande família e modificando o futuro que se pensava que teriam.

É um livro e uma história que mostram o valor e poder da literatura, assim como mostram a diferença que que um indivíduo, neste caso, a professora, pode fazer na sociedade em que vive. Recomendo muito tanto o filme como o livro. É uma ótima forma de nos reabastecermos de esperança.

Uma ótima semana a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *