Bom dia, pessoal!

Se existe uma verdade universal e inconteste é a que diz que tudo muda e que a adaptação é a condição essencial para a manutenção da vida. Isso acontece não apenas na biologia mas em todos os aspectos da vida e da sociedade. Se não aceitarmos que mudanças são necessárias e não nos adaptarmos a novos hábitos e comportamentos, não conseguiremos manter as condições de vida que temos hoje, visto que o planeta não será eternamente capaz de lidar com nossos atos.

Há algum tempo, aconteceu a COP 25 (cúpula do clima) e o grande debate da atualidade diz respeito a se somos capazes de destruir o equilíbrio climático da Terra e quando esse equilíbrio atingirá seu ponto crítico, a partir do qual não haverá retorno e um desastre ambiental será inevitável. Um dos grandes responsáveis por esse desequilíbrio é a geração de lixo, produto do desperdício e do consumismo.

No artesanato, o conceito de reutilização de materiais está ligado não só à economia, mas também à diminuição da quantidade de lixo que geramos. Boa parte desse lixo não é reciclado (por mais que seja reciclável) e acaba aumentando o nível de poluição. Podemos, então, dizer que o artesanato é uma atividade que promove a conservação ecológica e que é a solução de um problema mundial ?

A primeira parte até é verdade, mas a segunda, não. O problema é que o artesanato é uma atividade desenvolvida em baixíssima escala. Enquanto um artesão reaproveita um item que seria descartado sem tratamento, uma indústria, por menor que seja, gera milhares de objetos que serão jogados na lixeira, sem qualquer tratamento ou reciclagem. Também deve ser considerada a poluição gerada por essa indústria em seu processo de produção.

Desta forma, o artesanato não é a solução para o planeta. Eu diria que, nem sequer o consumo e o descarte correto de produtos pela maioria da população serão o suficiente.

Acho que o grande problema é cultural e econômico e só poderá ser resolvido no âmbito dos Estados. A economia é movida pelo consumismo, que nos faz trocar de geladeiras, computadores, celulares, roupas etc. sem real necessidade. Esse consumismo ajuda, e muito, a aumentar a poluição; as embalagens plásticas não recicláveis, mas que barateiam o preço dos produtos e ajudam a aumentar o lucro e a produção também contribuem para o aumento da poluição; da mesma forma, a existência de grandes centros urbanos, com a concentração de um número absurdo de pessoas em um espaço limitado.

Esses grandes problemas têm que, necessariamente, ser resolvidos em um nível governamental mas, para que isso aconteça, o primeiro passo é que as pessoas compreendam o preço que pagamos por esse consumismo e deixem claro que esse modelo precisa mudar. O artesanato é capaz de ajudar a diminuir a quantidade de lixo, mas sua capacidade é muito pequena para fazer a diferença.

É isso. Uma ótima semana para vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *